quinta-feira, novembro 24, 2005

Sabia que...

Integrado num amplo esforço para controlar a indústria ilegal de droga, o governo colombiano, ajudado por fundos e equipamento norte-americanos, tem feito pulverizações áreas de herbicidas nas plantações de coca, em regiões onde se conhece a sua existência. Embora eficazes na destruição de plantas de coca, as pulverizações também danificaram plantações alimentares adjacentes e nascentes de água, e há notícia de residentes locais que desenvolveram problemas de saúde depois de entrar em contacto com o herbicida.

Muitos plantadores de coca cujas colheitas foram exterminadas mudaram-se simplesmente mais para o interior da floresta e limparam terreno para uma nova plantação. Além das pulverizações aéreas, o governo conduz muitas operações de erradicação manual e conta com um programa de incentivos para agricultores de coca que queiram passar, de livre vontade, para a plantação de produtos alimentares legais. Mas enquanto os agricultores de zonas remotas da Colômbia – como os do nosso artigo, que vivem ao longo do rio Caguán – não tiverem meios rápidos e baratos de escoamento dos seus produtos para o mercado, poucos incentivos terão para trocar as suas plantações de coca por outras menos lucrativas e mais vulneráveis.

— Karen C. Font
Para acrescentar: hoje saiu um artigo no Diário de Notícias relativo ao aumento do consumo de cocaína na Europa, alerta o relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), divulgado ontem. Porém e apesar de também registar um crescimento, Portugal mantém um dos consumos mais baixos de cocaína (menos de 2%).

4 Comments:

At 2:18 da tarde, Blogger Solariso said...

Meu Caro Colega,

A planta da Coca faz parte da cultura desses povos e já é cultivada por estes à muitos anos.
Não vejo porque paises como os EUA se vêem no direito de proibir a sua plantação, até porque o que deve ser proibido é a Cocaina e não a planta da Coca.
Depois como podemos condenar pessoas que plantam a Coca se essa forma os permite viver melhor, é que mesmo com outras plantações nenhuma é tão bem paga como a Coca e é bom lembrar que as pessoas na Colombia vivem em grande parte na miséria.

Como já ouvi dizer: "Que habemos de hacer? Se a los gringos les gusta nosoutros plantamos.

E essa é que a questão.

 
At 9:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

a droga irrita-me!!!

 
At 9:07 da tarde, Blogger transistorizado said...

Mais uma vez... os Esteites a mostrar como se faz!!
Amanhã vão puxar a Lua só para eles por causa das cheias...

 
At 8:13 da tarde, Blogger MF said...

Porque é que a comunicação social não investiga esta denúncia acerca do Cavaco?
Ele não paga impostos?
Ver tudo em http://www.amnestesiacanibal.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home