quinta-feira, outubro 27, 2005

A importância da Comunicação


Cada vez mais penso que a comunição e a troca de informação é bastante importante e que tudo se desenvolve através dela...continuo a pensar assim e penso que não mudarei de atitude. Acho que devemos partilhar o nosso conhecimento pois este pode ser útil até mesmo a quem não pense que não lhe interesse.

Foi também nesse espírito de partilha de informação e entre-ajuda que dei nome ao blog Ambiente 2004, que está um pouco parado, mas continuo a manter a fé de que os meus colegas ainda pensem duas vezes e transmitam informação, não apenas entre nós, mas entre todos. Assim, como esta mensagem é para todos esta parte destina-se principalmente a nós...pode ser que leiam e que reconsiderem e o blog dê um salto...enfim, pelo menos a esperança mantem-se.

"João Gama de Oliveira, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro (Portugal) e Albert-Laszlo Barabasi, da Universidade de Notre Dame (Indiana, EUA), publicam hoje na Nature um estudo segundo o qual Darwin e Einstein, respectivamente autores das teorias da evolução das espécies e da relatividade, mantiveram uma volumosa correspondência com colegas a propósito das suas investigações, indica um estudo hoje publicado pela revista britânica Nature. Segundo este trabalho, Charles Darwin e Albert Einstein respondiam em geral a uma carta num prazo de dez dias: aquele em 63 por cento dos casos e este em 53 por cento.


"O facto de responderem tão rapidamente à maioria das cartas revela a importância que atribuíam a essas trocas intelectuais", consideram os autores do estudo, citado pela Lusa. Darwin (1809-1882) enviou 7.591 cartas e recebeu 6.530 durante a vida, mas foi largamente ultrapassado por Einstein (1879-1955): mais de 14.500 cartas enviadas e 16.200 recebidas, precisam.


A correspondência dos dois homens aumentou nitidamente à medida que se tornaram célebres, com flutuações no tempo (diminuição durante a guerra, no caso de Einstein). Mas em média, Darwin escreveu 0,59 cartas por dia e Einstein 1,02 durante os seus últimos 30 anos.Entre os dias especiais constam, por exemplo, 01 de Janeiro de 1874, quando Darwin escreveu 12 cartas, e 14 de Março de 1949, quando Einstein recebeu 120 pelo seu 70º aniversário."

in Ciência Hoje.

5 Comments:

At 6:00 da tarde, Blogger Joao Soares said...

Já pus um link no BioTerra.
Eu não tenho editado o perfil.Talvez por dificuldade ainda não tenha linkado ou visitado o BioTerra.
Basta copiar http://bioterra.blogspot.com e colar na bara de endereços.
Um abraço

 
At 1:46 da tarde, Blogger Djuba Jhaiba said...

Agradeço o link do blog. Irei visitá-lo. Cumprimentos

 
At 4:32 da tarde, Blogger transistorizado said...

Ainda bem que esses senhores não tinham Internet nessa data, se não, não tinhamos mais nada para aprender ou redescobrir.

 
At 11:26 da manhã, Blogger Solariso said...

Tens toda a razão naquilo que dizes sobre a troca de informação.

A informação deve ser partilhada, assim como as ideias. Só dessa forma poderemos ter contacto com
outras formas de pensamentos e visões.
Existe no entanto hoje o medo que nos roubem ideias limitando a troca de informação.

Os Blogs foram sem dúvida um bom pontapé nisso tudo e acredito que de alguma forma contribuem para
que as pessoas possam de facto estar melhor informadas e nomeadamente no caso dos Blogs do Ambiente,
para que possam desenvolver a sua consciência ambiental.

Mais do que nunca o poder do individuo vale...e muito.

 
At 7:47 da tarde, Blogger Salma said...

Interessante posta!!

 

Enviar um comentário

<< Home