terça-feira, setembro 13, 2005

Consumismo

Venho partilhar convosco o terrível acto consumista que nos assola a TODOS…uns mais, outros menos…mas a realidade é que por muito que as pessoas considerem que não são consumistas, tal não acontece…é a inveja e por vezes a necessidade desnecessária!!!

A semana passada o meu telemóvel todo o terreno da Siemens, um ME45, caiu ao chão, como habitual...porém algo de terrível se passou...o interior do visor (micro-cristrais) partiu-se e dividiu-se em 4 partes e apenas 2 ficaram perceptíveis, o resto ficou cor de laranja, da cor do visor quando desligado...não liguei grande coisa…pensei em mandar arranjar mas dizem-me que mais vale comprar um telemóvel novo e um kit mãos-livres (eu tenho um kit para este telemóvel, que foi dado quando os meus pais compraram o carro, mas o mais provável é não haver compatibilidades porque o telemóvel já tem pelo menos 3 anos…mas nem me dão certezas) e lá fui eu ver os telemóveis…são tantos!!! Nem sei qual comprar…ainda ando a pensar em ficar com este porque consigo fazer chamadas, mas escrever mensagens e alterar o despertador é já não consigo por isso acho mesmo que vou comprar…

Mas em relação ao consumismo…no início quando andava à procura de telemóvel pensei em comprar um com mp3...porque dá imenso jeito e prazer ouvir música nos transportes públicos e às vezes no trabalho…mas depois vi que os telemóveis têm à volta de 15MB e que tinha de comprar um cartão de memória (que ainda por cima não era igual ao da minha máquina digital…
128MB custam 40€) e agora estou a pensar comprar um telemóvel dos baratos (100€, embora eu não ache barato…mas enfim) e um mp3 de 1GB dos baratos também…outros 100€…A NOSSA SOCIEDADE FAZ-NOS CADA COISA!!!...Bem, no meu caso, é uma necessidade desnecessária…a necessidade criada neste e para esta sociedade! Acho que temos que mudar e eu deveria dar esse passo…

8 Comments:

At 2:45 da tarde, Blogger Pablo said...

n percebi... mas queres ou n o leitor de mp3? Relembro-te q és um individuo portanto só és influenciada se quiseres ou deixares.

 
At 8:33 da tarde, Blogger xatoo said...

O marketing é cuidadosamente estudado para estabelecer essa duplicidade de necessidades que induzam ao consumo. Para eles, o ideal é comprar sempre as duas coisas, ou mais.
Por exemplo, dizem que a Renault ganha mais com as peças do que com os carros própriamente ditos, que são colocados no mercado, por um valor mínimo, (como isco)
depois, pimba! (já és cliente) és obrigado a comprar kits das peças que precisas e mais umas tantas ao lado

 
At 8:55 da tarde, Blogger Pablo said...

De qualquer maneira só compras se quiseres. O marketing é feito pra vender, mas só compras coisas q n precisas se fores parvo. N te deixes enganar, informa-te 1º. A maior parte das pessoas n se importa e acaba por comprar tudo. E n me venham com coisas, de q o problema é o sistema, pq n é. Se n queres ser enganado informa-te.

 
At 10:09 da tarde, Blogger xipsocial said...

Sim claro que o sistema não é o problema, o problema é pessoas como tu fazerem parte dele. ok Pablo?

 
At 2:42 da tarde, Blogger Pablo said...

pá ouve o teu problema é q tás cego c a ideologia! Marx n é deus, ele n é dono da verdade absoluta! Há muitas outras maneiras de pensar, devias te aperceber q a maior parte das pessoas n quer ideologias, pq isso é tar cego! Só vez as coisas da perspectiva marxista. Prefiro viver no capitalismo e numa democracia partidária do q no teu sistema perfeito, sem classes, de partido único, para a construção do homem novo. Isso n serve! Pergunta às pessoas q viviam na ex-urss o q elas pensam disso. Aquilo era o paraiso, pessoas a morrer em campos de concentração, pobres. A demagogia comuna n tem limites.

 
At 3:59 da tarde, Blogger xipsocial said...

Epá oh Pablo, estou-me a cagar para o que pensas, aliás pensa como quiseres, não me venhas é dizer que as minhas ideologias são isto e aquilo, eu já te expliquei uma vez que não baseio os meus argumentos em ideologia alguma, eu argumento segundo factos, e cegos são os que se mostram indiferentes aos factos e que ainda por cima só conseguem ver até onde a vista alcança.
Se achas que está tudo muito bem assim, cruza os braços e dorme uma soneca, podes até não acordar nunca mais que a mim, isso não me aquece nem arrefece.
Já agora hás-de me explicar porque é que sempre que falas comigo invocas Marx, como se ele fosse um modelo para mim, aplicável a tudo! Eu nunca disse nada disso, digo apenas que ele foi um visionário do caminho que a economia iria seguir, e no presente até agora, confirmam-se as suas previsões, ou és tão cegueta que nem isso tens capacidade de entender.
Porque não vais fazer vénias ao capitalismo lá para os blogues dos teus amigos de direita, porque insistes em sujar blogues apartidários com os teus ideais (sim que isso são ideais) de direita, totalitaristas liberais?
Sabes que mais? És um cala e consente, um fraco, ceguinho...acho que ainda te vou ver a lamber botas para subires na vida, tens um perfil altamente compatível com a técnica do pisar os outros e andar em frente.
Acerca da tua tendência já bem declarada entre aqueles que te conhecem, de teres sempre a última palavra, fica sabendo que quanto a mim nunca hás-de tê-la porque nunca me calarei perante as tuas calúnias. Ganha juízo and get a life!

 
At 11:43 da tarde, Blogger Pablo said...

Pá n é verdade q Marx tenha acertado com as suas previsoes económicas, Marx previa q o capitalismo acabá-se e fosse substituida pelo comunismo. Isso n acxonteceu. N sou capitalista nem neo-liberal, mas para ti todos q n sao comunistas sao de direita.

"És um cala e consente, um fraco, ceguinho...acho que ainda te vou ver a lamber botas para subires na vida, tens um perfil altamente compatível com a técnica do pisar os outros e andar em frente.
Acerca da tua tendência já bem declarada entre aqueles que te conhecem, de teres sempre a última palavra, fica sabendo que quanto a mim nunca hás-de tê-la porque nunca me calarei perante as tuas calúnias. Ganha juízo and get a life!" - ouve lá n sabes nada sobre mim, se isto é uma discussao de ideias devia haver algum respeito, mas pronto, quando n se tem argumentos acabamos sempre por cair nestas afirmaçoes.

 
At 2:09 da manhã, Blogger xipsocial said...

Eu não faltei ao respeito a ninguém, quem começou por me chamar cegueta foste tu.
Tens que rever a matéria, estás a falar de alhos e bogalhos, misturas economia com política. Eu não creio que alguma vez Marx (pelo menos, pelo pouco que li!)tivesse feito alguma previsão política, de que no futuro próximo à sua época se definisse um determinado regime político. Marx não era um idealista mas sim um economista e filósofo, teria concerteza também as suas preferencias políticas. O que me recordo, é que ele apontava o sistema capitalista, como um caminho de pouca força distributiva e logo uma fonte de injustiça social a médio prazo.

Não sei nada sobre ti, mas sei quem tu és e o que escreves de modo suavizado, assim a roçar na faxa.
Fica-te com estes argumentos!

Agora desinfeta, parte para outra discussão.

P.S.- Se conseguires indicar alguma passagem de Marx que confirme as tuas investidas de direita (esta foi só para chatear)...diz qualquer coisa (mas só nesse caso, por favor!)

 

Enviar um comentário

<< Home